segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mercados = Petróleo

Ontem, após ver o filme Carros 2, fiquei a pensar numa coisa: O petróleo manda tanto no mundo, que até num filme de animação, destinado aos mais novos, já se alerta para essa questão.

Sem quiserem uma prova de como o petróleo é central na economia mundial, dem uma vista de olhos nos mercados. Quando a Túnisia e o Egipto explodiram, os mercados entraram no rítmo. No entanto, a Túnisia é um produtor de petróleo insignificante ( cerca de 87.000 barris por dia), e o Egipto enquanto grande produtor (Cerca de 630.000 barris por dia) absorve quase tudo na sua economia.

A Líbia, com uma produção de 1,5 milhões barris por dia, tem uma população e uma economia bem mais pequena. Portanto, quando a Líbia explodiu, os mercados acompanharam. Em 2008, tivemos o Barril pela primeira vez acima dos $100, já antigimos preços mais elevados que os actuais, e no entanto a gasolina nunca esteve tão cara. Quais os interesses que estarão então por trás ?

As energias renováveis, podem ser a onda do futuro, mas agora o futuro é previsivel... de forma a "proteger" os interesses de quem controla o petróleo, os mercados vão continuar a depender, e a seguir o barril de crude..

Sem comentários:

Enviar um comentário